quinta-feira, setembro 30

Porque é que odeio os trabalhos de casa


 O meu primeiro post!
"Hoje o trabalho de casa é fazer um texto argumentativo sobre um tema à vossa escolha..."

Como qualquer pessoa minimamente normal, odeio trabalhos de casa.
Toda a gente odeia... a não ser talvez a Joana Mafra (:D) mas enfim... 
 O meu trabalho de casa da semana passada era fazer um texto argumentativo, mas não vinham à cabeça muitos temas de que eu pudesse falar, a não ser sobre "o quão ridiculos alguns trabalhos de casa são". E assim foi. E desta vez esforçei-me mesmo! hmf

Lá me saiu um desabafo ENORME de três páginas. Eu tinha muita coisa a dizer acerca deste tema. Foi um risco fazer um trabalho de casa destes mas vá o raio da professora adorou, assim como a minha turma toda. A professora acabou por levar o meu texto para ler em outras turmas, e pronto...
oh foscasse, se não foi uma boa ideia para um texto?
E aqui está o texto que nos salvou:


Texto argumentativo:
" A relevancia dos trabalhos de casa
Como jovem estudante que sou, e estando eu a estudar numa escola, é inevitável que tenha trabalhos de casa. Há sempre professores que nos mandam umas série de exercicios para fazer em casa durante a semana, que sinceramente muitas das vezes poderiam muito bem ser dispensados.
Em primeiro lugar, muitos dos trabalhos que nos mandam são dificeis ou demasiado grandes o que nos acaba por ocupar muito tempo, quando podiamos usá-lo de outras formas mais úteis como ajudar os nossos pais, praticar outras actividades culturais ou recreativas,  estudar para todos os que testes ou exames nacionais das várias disciplinas que frequentamos, ou simplesmente descançar depois de um longo e desgastante dia de escola. O problema é que nós temos mais do que uma disciplina para estudar e para fazer trabalhos de casa. E podem sempre dizer que ao fazer os trabalhos de casa estamos a estudar, mas na prática não é bem assim, visto que em muitos dos casos, os exercicios que nos mandam fazer não parecem assim tão úteis para termos uma boa nota no final do ano àquela disciplina. Por vezes os execicios com que nos deparamos não têm sequer a ver com a matéria pela qual seremos avaliados, e são raros os professores que avaliam os trabalhos de casa.
Para além disso, ainda há o problema das pessoas que têm várias actividades depois das aulas o que não lhes deixa muito tempo para trabalhos da escola. E eu sou um exemplo dessas pessoas visto que tenho diversas actividades extra curriculares  todos os dias úteis da semana à noite. A estas pessoas só lhes resta os fins-de-semana, as tardes livres e as noitadas. Visto que as aulas servem para que os estudantes tenham bons resultados, e que está provado que a falta de sono leva ao mau aproveitamento escolar, então as noitadas não são uma boa solução a este problema. As nossas tardes livres são mais usadas para ficar com os colegas de escola, ou para faze trabalhos de grupo (quando estes existem), ou para simplesmente socializar, que como adolescentes, é muito importante para nós, e já que a escola pretende também transmitir aos alunos uma boa formação cívica, se ficarmos fechados em casa a fazer trabalhos de casa ficaremos anti-socias, e como toda a gente sabe, timidez a falar não nos vai levar a lado nenhum na vida. O que nos deixa com apenas os fins-de-semana , e já que vários professores fazem questão de nos dar trabalhos para os dias de semana, nos leva a ter de ficar acordados à noite ou ficar sem amigos...
E há sempre aqueles professores que nos enviam trabalhos de casa com exercicios extremamente fáceis. Estes dizem: “são exercicios  fáceis, vocês fazem isso num instante... é insignificante”. Bem, a minha resposta a isso é: “Mas se estes exercicios são assim tão fáceis porque razão é que nos mandam fazer isto?”. A verdade é que muitos dos exercicios que nos mandam fazer são coisas demasiado básicas, o que me faz pensar que só nos mandam trabalhos para casa para nos fazer pensar durante 10 minutos naquela disciplina e depois esquecer durante o resto da semana até termos essa disciplina na semana seguinte. Ou seja, se os exercicios são assim tão insignificantes, apenas não os mandem para casa porque, acreditem ou não, abrir o caderno, ler o trabalho de casa, abrir os livros, tirar o lápis da bolsa, escrever e voltar a arrumar tudo, ainda demora o tempo suficiente para, por exemplo, pôr ou tirar a mesa do jantar, o que faria a minha mãe não me ralhar por não fazer nada, já que quando isso acontece eu acabo por ficar chateada e fico sem paciencia para fazer trabalhos de casa. Por isso não me digam que é insignificante, porque pode não ser.
Muitas pessoas dizem que os trabalhos de casa são uma maneira de refrescar a memória dos alunos, mas a verdade é que muitos dos alunos fazem os exercicios quase sem pensar, apenas para se livrarem deles, e ainda há aqueles que os copiam de outros alunos ou da internet, e a maior parte das vezes os professores nem sequer reparam nisso. Claro que há sempre excepções à regra: os bons alunos que fazem os trabalhos de casa todos com perfeição; mas temos de admitir que são raras essas pessoas.
E acrescento ainda que  não vale a pena mandar muitas vezes trabalhos de casa muito trabalhosos ou complicados porque de certeza que muita gente não os vai conseguir fazer. E por esta razão digo que os exercicios complicados devem ser feitos na aulas para obter ajuda do professor.
Concluindo, com este texto não pretendo dizer que os trabalhos de casa são sempre uma perda de tempo, mas sim transmitir aos senhores professores para terem atenção ao tipo de exercicios que mandam. Resumidamente, sugiro que não mandem trabalhos de casa para fazer em dias úteis (mas antes para o fim de semana), não mandem exercicios sem grande relevancia para a nossa avaliação, mas também que não mandem exercicios que sejam muito trabalhosos casa  e que na época de testes não nos sobrecarreguem ainda com mais trabalho.

Inês Almeida, n.º 8, 11.ºB"

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