terça-feira, novembro 9

Inteligencee

(para a joana e o manel)
RAZÃO PORQUE EU ESTOU CERTA E O MANEL E A JOANA ESTÃO ERRADOS.
 Só acreditam em mim quando escrevo um texto argumentativo por isso aqui está: HMF!
(quando me apetecer faço outro sobre eu ser melhor pessoa que o manel, só mesmo para vos calar muahaha)


Só é útil o conhecimento que nos torna melhores.
(Sócrates)


Quem odeia queijo diga "EUU!"
     Inteligência vs. Cultura Geral
    Ter cultura geral tem a ver com saber as cenas básicas e assim... É saber cenas sobre a cultura e história de um pais, é saber cenas sobre celebridades... as cenas mais básicas. E sim, ter cultura geral é importante. Mas é mais importante do que inteligência em si? o.O

   Em primeiro lugar, a cultura geral obtém-se através da capacidade de memória de cada um, ou seja, uma pessoa com boa memória tem mais cultura do que alguém que tenha uma memória de peixe (tipo eu --'). Faz parte da cultura geral saber quem é Chopin (segundo alguém...), mas se eu nunca tivesse ouvido falar nele, ou se tivesse ouvido mais não me tivesse interessado, isso não faz de mim menos inteligente por isso... Bem, se eu nunca ouvi falar de Chopin (que segundo o que aprendi que foi um compositor francês muito conhecido quem morreu há 2 séculos atrás :p), isso faz de mim inculta, mas não menos inteligente.

   E podem dizer que a inteligência é a junção da nossa cultura geral com a bossa capacidade de raciocínio e assim... MAS, onde é que saber quem é Chopin aumenta a nossa inteligência? Não sou mais inteligente por saber qual é a capital da Venezuela (que por acaso nem sei)... Ficaria mais culta, mas como conheço bem a minha cabeça, iria esquecer e voltaria a ser inculta dois dias depois --'
   Por exemplo, na escola ou no emprego, será que a cultura geral é mais importante do que a inteligência? Se tivermos em nossa frente um problema de matemática em que seja preciso racionalizar e pensar e assim, não é a nossa cultura que nos vai safar, é a nossa inteligência. Não é cultura geral saber que "cos(90º)=0", mas se pensarmos um bocado e se perceber-mos um pouco de matemática não é difícil chegar lá. Os testes de avaliação não existem para avaliar a nossa cultura, mas sim a nossa inteligência, combinada com o nosso trabalho/esforço... (a)

   É claro que é importante ter cultura, assim como é importante ter uma boa capacidade de memória, uma vasto vocabulário, um bom raciocínio e um cérebro que funcione... Mas não interessa o que me digam, eu continuo a achar que a base da nossa inteligência está na nossa capacidade de analisar cenas, relacionar factos, ou seja, PENSAR.
   E querem um exemplo? Uma pessoa que eu conheço: chamar-lhe-emos "pessoaboédafixeeboedainteligente". A "pessoaboédafixeeboedainteligente" é muito distraída, tem má memória, mas tem uma capacidade de raciocinar muito boa, e é boa a escrever e argumentar. E depois há a "pessoamuitocultaquesabetudodomundooo" que é muito culta e sabe tudo o que há para saber sobre tudo, consegue decorar um montão de cenas, MAS não consegue relacionar/raciocinar/analisar muito bem. Quem é que se consegue desenrascar melhor?...
   Por experiencia, a não ser que a "pessoamuitocultaquesabetudodomundooo" estude muito, é óbvio que a "pessoaboédafixeeboedainteligente" consegue sempre safar-se melhor, e ter uma nota média, mesmo sem saber bem a matéria...
MUITO CONFUSO?
   E podem sempre dizer que a cultura é a base de tudo o que sabemos blá, blá, blá... Mas a isso eu não chamo cultura geral. Quer dizer, é importante ter um mínimo de cultura sobre o que se passa à nossa volta, mas não é preciso saber tudo. Saber contar e escrever faz parte de cultura geral? Contar e escrever são cenas que os miúdos são forçados a aprender desde pequenos. Cultura geral seria saber quem foi o terceiro rei de Portugal (que eu também não sei :s  que vergonhaaaaaaa). Será que não saber quem foi tal rei me faz menos inteligente? NOOOOOOOOOOOOO!
repeti poucas vezes a palavras "inteligência e cultura, deixa lá...
   Concluindo: (meus amiguitos fofitus) a inteligência é muito mais do que saber quem é Chopin. Talvez a inteligência seja uma junção de tudo isso, mas para mim, mais importante do que isso, ser inteligente é conseguir relacionar situações, analisar problemas, racionalizar, ou seja, ser inteligente é conseguir ter uma put* de uma nota sem sequer saber ter ouvido falar da matéria antes ;DD


   Não se pode julgar a inteligência de alguém pela sua cultura geral

  ficou tãããão grandeeee :O

2 comentários:

  1. "Os testes de avaliação não existem para avaliar a nossa cultura, mas sim a nossa inteligência, combinada com o nosso trabalho/esforço" gostei especialmente disto, mas qual esforço? ahahahahah
    gxt muituh de tih miguxah

    ResponderEliminar
  2. .l.
    mas eu vou-me esforçar, para tirar melhor nota a fisica, e tu vais estudar cumigu fofitãh... (a)

    ResponderEliminar

Comentárioooooo, comentáriooooooo...