terça-feira, dezembro 6

YES, WE CAN!

Admiro muita gente devido as suas capacidades. Por vezes dou por mim a ver vídeos de cachopas de 6 anos que já tocam piano como umas malucas, ou cantoras como a Florence Welsh que com aquela voz poderia fazer qualquer música ridícula soar extraordinariamente fantástica, ou gajos tipo o Damien Walters que fazem com que saltar por cima de um carro pareça a coisa mais fácil do mundo, ou ainda a minha tia que consegue tricotar uma camisola mega quente super rápido. (a) Admiro esses e muitos mais obviamente, mas acho já me fiz entender.

Não que eu seja uma anormal incapacitada que não sabe fazer nada, mas por vezes é isso que sinto quando olho para pessoas como essas. Porque eu posso tocar guitarra minimamente bem, e muita gente de me gostar de me ouvir, algumas pessoas até parece que ficarem impressionadas quando mudo de um Dó para um Sol, mas a verdade é que eu  nunca tocarei tão bem como o Steve Vai, ou o Jimmy Hendrix, ou o Joe Satriani. NUNCAAAA! E eu posso saber jogar hóquei, coisa que muita gente não sabe, mas nunca, mas mesmo NUNCA serei comparada a um Reinaldo Ventura. E nunca vou ser tão inteligente como o Stephen Hawkings, e nunca vou ser tão boa nadadora como o Michael Felps. Obviously... True story...

Ás vezes penso mesmo "foscasse, eu sou uma bela merda comparada com aquele artista de rua". Porque existe gente me elogia os desenhos, e dizem que eu devia ter ido para artes, e blá blá blá, e eu estou sempre a desenhar... (E a verdade é que adoro desenhar, desde bandas desenhadas a moscas nos livros de biologia). Mas por vezes parece que essa gente olha para os meus desenhos como se fossem assim: 
 Quando na verdade são mais assim:
E vá, não penso que seja uma péssima artista. Mas quando olho para trabalhos de verdadeiros artistas, pessoas que realmente sabem o que fazem, e que fazem com que desenhar pareça fácil, aquelas que desenham imagens e tu olhas e pensas que são fotos, aquelas pessoas que vendem quadros feitos em 5 minutos à beira da estrada, vocês sabem... pessoal das artes. Bem depois de ver os trabalhos dessas pessoas os meus começam a parecer-se mais ou menos como isto:

Raios partam os artistas de rua, porque é que eles têm de saber desenhar tão bem?

Mas enfim, são vidas... Posso sempre me dedicar à cozinha, pode ser que funcione, quem sabe.

No final, posso dizer que sei tocar guitarra, e consigo tocar em público, e sei tocar piano, e baixo e um pouco de cavaquinho, sei cozinhar (desde chinês a italiano), e jogar hóquei, e nadar, e patinar, sei ler e escrever (kkkkkk), consigo correr mini meia-maratonas, sei falar inglês e espanhol e minimamente francês, sei quanto é o logaritmo de 1, sei o que é uma falácia e um dogma, e sei o que é o esternocleidomastoideo, e sei fazer instalações eléctricas (siiiim, porque as tomadas de carcanhas não se instalaram sozinhas), e sei desenhar minimamente bem, e fazer cartazes e imagens para blogs no GIMP, sei fazer origiami, sei falar um bocado de japonês (kkkkkkkkkk o pouco que sei, aprendi a ver anime), por falar em anime, sei desenhar manga (muito mais ou menos), e até recentemente aprendi a tricotar (não tão rápido como a minha tia, mas ei de lá chegar (a)).
E depois disto tudo, leio tudo o que sei fazer e mesmo assim penso "bela merda, só sei fazer coisas inúteis..." ou "sei fazer tanta coisa, mesmo assim não sou ninguém, e o mais provável é nunca vir a ser" ou "porque por muito que tricote (não sei se esta palavra existe), nunca vou ser a melhor". E isto é um facto. E por "isto" quero dizer a parte que por muito que tricote nunca vou ser a melhor a fazê-lo. FACTO.

E qualquer pessoa que leia isto haverá de pensar "pois, eu nem sequer sei fazer isto e isto e aquilo..." mas depois pensas "MAAAS, sei fazer aquilo, e aquilo e tudo do mundo". E depois pensas " MAAAS, existe aquela pessoa que o faz melhor do que eu" e aí lixas tudo --'

Isto tudo para dizer que não vale a pena tentar ser o melhor, porque por muito que custe a acreditar ´é provável que nunca sejas a/o melhor. Porque no meio de tanto bilião de pessoas é difícil ser o melhor em alguma coisa. Por isso concluo que não vale a pena. E isso é outro facto. Podes e deves aprender e treinar a fazer o que quiseres quando é por prazer (exemplo, aprender a tocar harmónica, a falar italiano e a cantar). Mas quando treinas só para ser o melhor e não pensas em mais nada, és uma grande panilas. A não ser que gostes de querer ser o melhor, nesse caso, vais bem. O que eu acho eu é: faz o que quiseres, aprende a fazer tudo o que puderes, treina se gostares. E pronto! Claro que quando se trata da escola há coisas que mudam, mas enfim, nem estou para falar nisso...

Mas sabem, apesar de me sentir mal quando penso que não sou ninguém, isso passa depressa. Porque tenho montes de miguitos fofitux que cada vez que (alguns) me ouvem a fazer um Dó na guitarra ficam de olhos arregalados, e isso chega para mim ahahaha Posso não ser uma Jimmy Hendrix mas enfim, sei tocar a Baby do Justin Bieber e isso já é suficiente.

HASTA!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentárioooooo, comentáriooooooo...